Empresas startups, uma tendência

24 de julho de 2013

startups-1

Saiba mais sobre esta modalidade de negócio, que ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos e as novas mídias facilitaram a criação de novas empresas. As startups são pequenas empresas iniciadas com ideias inovadoras, que têm a chance de conseguir financiamento por grandes empresas, que também foram startups, como o Yahoo! e o Google.

O conceito teve origem nos Estados Unidos e significa empresas novas, de pequeno porte e em fase de constituição. As atividades devem estar ligadas à pesquisa e desenvolvimento, com custos de manutenção baixos e possibilidade de rápida e consistente geração de lucros, essencial para aumentar as chances de conseguir financiamento.

As startups contam com o investimento de outras empresas de sucesso ou empresários, conhecidos como “investidores anjos”. Estes, por sua vez, têm participação minoritária no negócio, sem participação direta ou cargo executivo na empresa, o “investidor anjo” é responsável por auxiliar os novos empresários com seu conhecimento, experiências e recursos financeiros.

Esse tipo de empresa se diferencia dos negócios tradicionais por diversos fatores; dentre eles está o enorme potencial de crescimento, a inovação necessária para o modelo de empresa desejada e a necessidade de absorver o aumento rápido da operação sem impactar negativamente a rentabilidade.

Algumas entidades como a Anjos do Brasil, a Floripa Angels, a Jacard Investimentos a Gávea Angels, existem justamente para fomentar o crescimento do investimento anjo e do empreendedorismo digital no país. Existe também o Angel Investment Network, um portal online que conecta empresários com investidores anjos.

Nessa onda, grandes empresas anunciaram, recentemente, a compra de empresas startups. O Yahoo! comprou o Tumblr e a Xobni. O Google, por sua vez, adquiriu a Makani Power, uma startup produtora de energia eólica.

Profissionais recém-formados têm grande potencial para empreender sua própria empresa. Uma ideia inovadora, somada à confiança e organização, são essenciais para a busca de um “investidor anjo” que ajude a alavancar seu projeto!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook