Conheça a história do garoto Caine Monroy e seu fliperama
Caine Monroy é um garoto que levava uma vida normal, ajudando o seu pai em uma pequena loja de autopeças, localizada em um lugar pouco movimentado de Los Angeles. Em meio a essa rotina, um sonho surgiu na mente do garoto: criar o seu próprio fliperama. A dúvida era como fazer isso.
A loja sempre se desfazia de muitas caixas de papelão, que embalavam as encomendas. Caine então imaginou que aquilo poderia ajudar na construção de seu sonho, e começou a desenvolver jogos de arcade com o material reciclável. Conforme os meses passavam, Caine trabalhava duro, inclusive aos finais de semana. Os prêmios para os jogadores? Brinquedos e carrinhos em miniatura, do próprio garoto.
A princípio, seu negócio estava com um movimento fraco. No entanto, um fato mudou os rumos de sua história. O cineasta Nirvan Mullick precisou comprar uma peça para o seu carro, e encaminhou-se à loja do pai de Caine. Mullick conheceu o fliperama e ficou supreso com a habilidade do garoto, principalmente nos preços: por 1 dólar, era possível jogar por dois turnos; por 2 dólares adquiria-se o “Fun Pass”, com direito a 500 turnos.
O cineasta então, sensibilizado com a história, decidiu produzir um pequeno vídeo, contando a história do pequeno Caine. O vídeo teve mais de 7 milhões de visualizações na internet chamando a atenção das pessoas do mundo todo.
O fliperama de Caine, chamado “Caine’s Arcade”, tornou-se um grande sucesso em questão de dias. Milhares de pessoas já passaram por lá para conhecer o trabalho do jovem e, até hoje o movimento é grande.
Mullick criou um fundo de faculdade com 25 mil dólares, para que as pessoas possam ajudar com os estudos do jovem Caine. A meta, no entanto, foi superada rapidamente, atingindo incríveis 100 mil dólares, em alguns dias após o lançamento do pequeno documentário. Os últimos dados são de arrecadações de 231 mil dólares.
Para fomentar a criatividade e o empreendedorismo dos mais jovens em todo o mundo, surgiu a Imagination Foundation, uma organização sem fins lucrativos. Foi desenvolvido também o Desafio Anual Global do Papelão, que estimula a produção de coisas novas com este material reciclável.
Em junho de 2012, Caine foi ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, na França – tornando-se o participante mais jovem do evento. O menino elaborou cinco lições que mostram para os empresários principiantes, que não há idade ou tempo para empreender e criar um negócio:
https://twitter.com/Cannes_Lions/statuses/212482347709374464