Com o crescente uso de smartphones surgem mais alternativas para as empresas analisarem os hábitos de consumo, visto que há uma nova experiência do usuário fundamentada na mobilidade. Os criadores do PiniOn perceberam isto e desenvolveram um aplicativo gratuito, para iOS e Android, que sugere missões remuneradas para reunir informações.
O PiniOn tem o objetivo de coletar informações relevantes para empresas a partir de pesquisas via crowdsourcing, ou seja conta com o apoio e conhecimento do público para adquirir as informações. Seu método tem grande potencial, pois desperta nas pessoas respostas mais espontâneas sobre produtos e serviços, visto que elas fazem o uso deles em seu cotidiano. A dinâmica do aplicativo é, de certa forma, semelhante à de um jogo. São estabelecidas missões com questionários sobre produtos, serviços e hábitos de consumo, disponíveis por localidade, que exigem do entrevistado a locomoção para os centros comerciais onde o produto está inserido, sempre com uma “obrigação final” – comumente, é pedido o anexo de uma foto do produto ou serviço, tirada na hora com o aparelho celular. Há também missões que independem de localidade, como, por exemplo, segui-los no Facebook e no Twitter.
A recompensa para as missões vem em dinheiro. Os valores variam desde R$ 0,25 e R$ 0,50 centavos, para missões básicas, até R$ 15,00, R$ 20,00 para missões mais difíceis, que exigem deslocação. É possível resgatar o valor, por meio de depósito em conta bancária, a partir de R$ 50,00 acumulados.