Emojis ajudam a denunciar violência doméstica

1 de julho de 2015

Por Juliana Oliveira


emojis (2)

Com essa onda de aplicativos para smartphones e conversas cada vez mais próximas, o mundo virtual tomou dimensões que facilitam o dia a dia e possibilitam diversas formas de interação. A maioria desses aplicativos utilizam os chamados “emojis”, que ajudam na hora de demostrar alguma emoção ou sentimento.

A organização sueca BRIS viu nessa ferramenta uma possibilidade de ajudar crianças e adolescentes, desenvolvendo o Abused Emojis, em que jovens que sofrem qualquer tipo de agressão conseguem denunciar a violência com mais facilidade e discrição.

O app gratuito já está disponível para iOS: ao instalá-lo, surge uma nova opção de teclado com a seleção especial de emojis, composta por crianças com diversos ferimentos, que simulam agressões verbais, e outros que remetem a pais embriagados.

Falar sobre violência e abuso doméstico é algo delicado, principalmente para crianças, que nem sempre estão cientes ou imaginam a gravidade das palavras ou atos que acontecem.

Para ter uma noção de como funciona o aplicativo, veja o vídeo:

Claro que essa é só mais uma da ferramenta que pretende auxiliar pessoas que possuem medo de denunciar agressões verbais ou físicas, mas a denúncia ainda é o melhor caminho, visto que muitas famílias vivem com receio de denunciar e acabam se silenciando por anos.

emojis (1)

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook