Dupla de Criação: Você sabe o papel do redator e do diretor de arte?

2 de dezembro de 2014

02-12-blog

Você já ouviu o termo Dupla de Criação? Esse é o formato utilizado na maioria das agências de publicidade em que a área de Criação é formada por um profissional de Redação e um Diretor de Arte, que trabalham em conjunto para desenvolver o conceito da comunicação.  Para ambos profissionais, não basta ser apenas criativo. É preciso conhecer bem o seu cliente/marca para entregar uma campanha que atenda às necessidades de comunicação dele.

O redator é o responsável pela criação dos textos, que serão escritos para diferentes formatos, como a web, rádio, tv e impresso. Como cada veículo tem sua particularidade é preciso que o redator consiga adaptar a mensagem de maneira persuasiva e atrativa para os diferentes meios. Além disso, esse profissional precisa ser criativo, ter bom conhecimento da língua portuguesa, e mais do que isso, precisa ter um conhecimento apurado dos diferentes tipos de linguagem considerando públicos diferentes. Por exemplo, a linguagem de um produto para atletas de esportes radicais pode ser diferente de uma linguagem para atletas de academia.

Já o diretor de arte é responsável pela linguagem visual da campanha. Assim como o redator, este profissional precisa ser muito criativo, ter um vasto repertório, atualizar-se constantemente com todos os tipos de informações e, principalmente, conhecer bem a empresa e o produto. Assim, ele consegue desenvolver peças criativas que sejam atrativas, inteligentes, conceituais e persuasivas. É preciso também que esse profissional tenha conhecimento de programas gráficos, fotografia, multimídia e audiovisual, para que ele possa trabalhar em conjunto com os profissionais dessas áreas e tirar o melhor da produção artística deles.

É importante saber que a área de Criação também depende de outros profissionais, como o diretor de criação, que é responsável pela equipe criativa e que irá coordenar as campanhas e aprová-las antes de mostrar ao cliente; o profissional de revisão responsável em checar todo o texto para garantir que não tenha nenhum erro de português e o arte-finalista, responsável pela finalização das peças antes de serem enviadas para as produtoras de vídeo ou gráficas.

Se interessou nessas carreiras? Você consegue se preparar para ambas na FAPCOM. Aproveite e faça a sua inscrição no vestibular: http://www.fapcom.edu.br/vestibular/inscricoes

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook