Dados sobre o Instagram que todo profissional de comunicação deve conhecer

13 de dezembro de 2014

dsgf

Apesar de não ser novidade para a maioria dos usuários de redes sociais, é inegável que o Instagram tenha crescido absurdamente nos últimos tempos – e junto com os usuários comuns, as marcas também passaram a integrar a plataforma, com posts institucionais, divulgações de ações, cobertura de eventos, etc. Nota-se que a publicação no Instagram vai muito além de uma foto, e começa a busca em se aproximar do consumidor nessa rede.

Entre as Top 100 marcas da Interbrand, quase 90 possuem contas no Instagram e mais de 70% delas fazem pelo menos um post por semana; além disso, quase 30% delas publicam uma foto ou vídeo pelo menos uma vez ao dia. Este aumento da atividade também gera crescimento no número de seguidores: entre as Top 100, 15 já ultrapassam o número de 1 milhão de seguidores – a Nike, líder no número de seguidores, tem mais de 7,3 milhões. Entre as mesmas 100 empresas, 34 somam mais de 100 mil e mais de 50 já tem mais de 10 mil seguidores.

Com o Instagram já consolidado entre os gigantes das redes sociais, agora a taxa média de engajamento por post cresceu significativamente; foi um aumento de 415%, em comparação a 2012. A média de interações entre as principais marcas é de 18.822 – em 2012, a média era de 3.648 interações.

Os posts de sucesso das grandes marcas também apresentam o chamado “long tail”, ou seja, um grande número de comentários que vai crescendo mesmo depois do post deixar de ser o mais recente. Aliás, é normal que os bons posts virem populares com algum atraso: constata-se que mais da metade dos comentários e likes começam a aparecer 13 horas depois de sua publicação.

Também foi possível perceber “fórmulas para o sucesso”; coisas que provaram ser eficientes no engajamento de posts são a objetividade da legenda e o uso de menções a outros usuários. A média de tamanho das legendas de posts das grandes marcas é de 138 caracteres, e, quase sempre, as legendas que mencionam outros usuários têm 56% mais engajamento, e a hashtag quase 13%. Mas, atenção: cuidado para não exagerar, 91% das legendas utilizam no máximo 7 hashtags! A localização da postagem também é importante; estima-se que os posts que incluem seu local têm uma taxa de engajamento quase 80% maior.

Estar ativo no Instagram, além de importante para a visibilidade da marca, é cada vez mais indispensável graças ao retorno que a rede social concede.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook