Relembre os animes que conquistaram gerações

16 de março de 2014

animes-blog

É difícil encontrar alguém que não tenha assistido a algum anime quando criança. Seja na adolescência ou na idade adulta os desenhos animados têm um grande número de apreciadores. Alguns dos mais famosos, por exemplo: Os Cavaleiros do Zodíaco (1986), Dragon Ball (1986) conquistaram verdadeiras legiões de fãs em todo o mundo.

Para os japoneses, anime é tudo o que seja animação, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é toda a animação que venha do Japão. Suas características mais destacadas são os olhos grandes, redondos ou rasgados e muito expressivos; os traços bem definidos; a emoção e agilidade dos movimentos, e o caráter marcante das personagens principais.

animes de todos os gêneros: comédia, terror, drama, ficção científica, fantasia etc. As animações são produzidas em torno de um tema central, que conduz a linha lógica do desenho e seus desdobramentos. Temas como amizade, força de vontade, superação, amor, espírito de equipe e cooperação dão forma ao enredo. Assim como séries televisivas, sagas e filmes, os adeptos de animes costumam acompanhar o desenho por causa da identificação com uma personagem e o contexto em que ela está inserida. A maioria de seus seguidores está nas fases da infância, adolescência ou juventude, tipicamente marcadas por conflitos e descobertas naturais a estas etapas da vida. As personagens animadas usualmente reproduzem alguns desses conflitos e descobertas, causando a referida identificação.

Os finais de semana são ótimos para rever o anime favorito e relembrar os episódios inesquecíveis. Convidar os amigos, comentar o enredo, assistir a novas versões e partilhar ideias são boas distrações e podem revelar pontos nunca antes percebidos na animação.

O “Portal Caneca”, site voltado para o entretenimento, fez uma lista com alguns dos animes mais assistidos nos anos 1980, 90 e começo de 2000: Os Cavaleiros do Zodíaco(1986); Dragon Ball (1986); Digimon (1999); Pokémon (1997); Sakura Card Captors (1998); Sailor Moon (1992) ; Yu-gi-Oh (2000) ; Yu Yu Hakusho (1992); Fly, o Pequeno Guerreiro (1991) ; Medabots (1999).

Você já assistiu ou ainda assiste a algum desses animes? Conhece outros? Deixe a sua opinião e compartilhe sua experiência nos comentários.

Obs.: os sites referentes aos animes são apenas referenciais. Não são oficiais.

Texto produzido com a colaboração de Felipe Melo, ex-aluno de Filosofia da FAPCOM

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook