“Pote da Calma”, um exercício para acalmar a criança em situações difíceis

3 de dezembro de 2015

Gabriela Carvalho


Pote-da-calma5

Uma dica para quem lida com crianças, tanto filhos, como sobrinhos, irmãos, etc. O “pote da calma”, como já diz o nome, é um pote na qual ajuda a criança aliviar o estresse, uma queda qualquer, brigas e também muita agitação. Sua função é acalmar a criança em uma situação desconfortável.  

Mas calma, não é toda criança que se acalma em segundos, depende de criança para criança. Umas não ficarão interessadas, outras irão interagir mais do que o normal (não custa testar o exercício e ver o resultado). Este método é inspirado nas técnicas de Montessori (conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado pela educadora italiana Maria Montessori).

E como isso funciona?  Ele é um pote transparente que contém glitter e cria imagens e movimentos interessantes, quando agitado, que prendem a atenção da criança.

A diretora pedagógica da Prima Escola Montessori e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia afirma que “O princípio é o mesmo do caleidoscópio. Na verdade, qualquer objeto capaz de chamar a atenção da criança, mudando seu foco, pode auxiliar em uma crise de agitação ou de estresse. Melhor ainda se for um objeto que propicie tranquilidade”.

Este pote é recomendado para crianças de dois a cinco anos e o tamanho do pote deve ser adequado para o tamanho da criança.

calming-jar-1.jpg.pagespeed.ce.1FVe42HnSy

Como fazer o pote da calma

Materiais

1 pote de vidro ou garrafa pet transparente com tampa

2 colheres (sopa) de cola glitter da cor de sua preferência

4 colheres (chá) de purpurina da cor de sua preferência

Água morna o suficiente para encher o recipiente, deixando um espaço livre para agitar o líquido

 

Modo de preparo

Misture os ingredientes na garrafa, feche e agite bem. Voilà!

Pote-da-calma-1024x683

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook