Papa motiva jovens a serem protagonistas da mudança

2 de agosto de 2013

Arrivo_Papa_22-blog

Por Jacqueline Oliveira

“Esta é a Juventude Papa” foi uma das frases mais proclamadas nas ruas do Rio de Janeiro pelos jovens que estiveram presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu nos dias 23 e 28 de Julho.

O evento contou com a participação de centenas de milhares de pessoas. Peregrinos, voluntários, fiéis vindos dos cinco continentes e também pessoas de outras religiões que se reuniram para viver esse momento de fé, promovido pela Igreja Católica.

Os eventos centrais aconteceram na praia de Copacabana: a missa de acolhida dos jovens, a chegada do Papa, a via-sacra, a vigília e a missa de envio. Telões espalhados pela orla permitiram que 3.7 milhões de pessoas (número que bate o recorde da JMJ realizada em Madrid no ano de 2011, que contou com 2 milhões de fiéis) participassem da JMJ, de eventos culturais e catequeses que aconteciam pela cidade durante o evento.

O Papa Francisco, por meio de gestos concretos expressou sua atenção, simplicidade e fé e, por onde passou, conquistou o coração de todos. Como Pastor da Igreja Católica, esteve próximo da juventude durante toda a semana, visitou uma comunidade carente, atendeu confissões, celebrou missas e participou de outras atividades que fizeram parte da sua agenda durante sua visita ao Brasil.

Com o tema da JMJ “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), o Papa Francisco encorajou os jovens a espalharem a fé: “Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza e evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe alegria”, lembrando que o verdadeiro campo da fé somos nós.

Além disso, o Papa Francisco deixou uma mensagem de fé e perseverança para todos: “Jovens, por favor, não se ponham na “cauda” da história. Sejam protagonistas. Joguem ao ataque! Chutem para diante, construam um mundo melhor, um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade. Jogai sempre ao ataque!”.

“[…] O coração de vocês, coração jovem, quer construir um mundo melhor. Acompanho as notícias do mundo e vejo que muitos jovens, em tantas partes do mundo, saíram pelas ruas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna. Os jovens nas ruas; são jovens que querem ser protagonistas da mudança. Por favor, não deixem para outros o ser protagonistas da mudança! Vocês são aqueles que têm o futuro! Vocês… Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança.”

Veja abaixo o depoimento da jovem Nettu Souza, sobre a JMJ.

“A JMJ 2013 pra mim, foi um momento de renovar a minha fé, como jovem praticante da Igreja Católica. E foi um momento único de viver a unidade da igreja através dos jovens vindos de diversos países independente da cultura ou idioma, porque a fé em Cristo é a mesma”.

Agora é hora da juventude por em prática o que ouviu do Santo Padre, o Papa Francisco, e se preparar para a próxima JMJ 2016 em Cracóvia na Polônia, terra de João Paulo II, futuro santo da Igreja Católica.

 

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook