Junho, um mês de festas

19 de junho de 2013

festa-junina-2

Saiba mais sobre as festas juninas, tão tradicionais nesta época do ano e veja a agenda de algumas que estão acontecendo

No Brasil, quando o mês de maio vai chegando ao fim , as escolas, ruas e comunidades se transformam  em uma época de festas. Bandeirinhas são penduradas, barracas são montadas, fogueiras são preparadas e então começam as tradicionais festas juninas e celebrações católicas em homenagem a três santos.

A data oficial do início dos festejos é 13 de junho, com o dia em homenagem a Santo Antônio. No dia 24 de junho ocorre o ápice delas, com a comemoração do Dia de São João, e em 29 se encerra, com o Dia de São Pedro. As quermesses são realizadas em paróquias e os arraiais em escolas, comunidades e clubes.

Diversos costumes herdados ao longo do tempo são colocados em prática. Vestir-se como um “caipira”, com chapéu de palha e bigode, pular fogueira, dançar quadrilha, a música ao som de forró, baião, xote, reisado e samba de coco (sobretudo no Nordeste) e até um casamento matuto são integrantes imprescindíveis das comemorações.

As comidas típicas fazem parte do cardápio das festas juninas. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, muitos salgados, doces e bolos feitos com o ingrediente são apresentados nas diversas barraquinhas de comida, como pamonha, cural, canjica e bolo de milho. Além deles, pé-de-moleque, arroz doce, bolo de pinhão e o popular quentão também integram a lista.

Confira as próximas datas de grandes festas juninas em São Paulo; algumas têm apresentações de artistas da música renomados (para saber mais, basta clicar no nome):

Zona Sul

Zona Oeste

Zona Leste

Zona Norte

Centro

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook