Google Art Project

12 de agosto de 2013

google-art-1

O Google Art Project é uma iniciativa do Google, lançada em 2011, que leva aos usuários a experiência de vislumbrar explorar obras da história da arte, tudo em alguns cliques. A sensação, ao visitar o site, é de estar em um dos renomados museus mundiais, com grande acervo.

A disponibilidade das obras se dá em virtude de uma parceria da empresa norte-americana com os museus. Dentre os mais de 150 acervos disponíveis estão os do Alte Nationalgalerie e Gemäldegalerie, de Berlim; The Metropolitan Museum e o MoMA – Museum of Modern Art , de Nova York; Museu Thyssen, em Madrid; National Gallery, em Londres; Palácio de Versalhes, em Paris; e Rijksmuseum, em Amsterdã.

Em abril de 2012, a ferramenta contemplou a participação de dois dos principais centros artísticos brasileiros: a Pinacoteca do Estado, com 98 obras, e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, com 90 obras. Há um destaque especial para o quadro Saudade, de Almeida Júnior, e para um painel dos grafiteiros osgemeos, que estão disponíveis em resolução ultra HD.

Além dos quadros em mínimos detalhes, o projeto também tem uma ferramenta que permite passear pelo interior dos museus, com um mecanismo similar ao utilizado no Google Street View; o ambiente é fotografado em imagens panorâmicas pelo trolley, um carro que possui quinze câmeras de alta definição em 360°.

google2

Para acessar esta nova forma de interação com a arte e visitar ótimos museus em todo o mundo sem sair de casa, basta acessar o site oficial do Google Art Project. O acesso é grátis.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook