Experiência e memória cultural

10 de outubro de 2018

por Fernanda Elouise Budag


Nos dias 27 e 28 de setembro foi a vez de as turmas do 8o. semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM dos turnos noturno e matutino, respectivamente, vivenciarem presencialmente um espaço de cultura – com o olhar proposto pela disciplina de Ambientes e Experiências de Consumo. 

O ambiente escolhido foi o IMS – Instituto Moreira Salles, localizado no final da Avenida Paulista. Projetado com a proposta de centro cultural, vale a visita não apenas pelo vasto conteúdo distribuído entre as exposições e a programação cultural, mas também pela arquitetura do espaço, que é uma experiência à parte. A começar pelo vão livre que convida à entrada, passando por uma das maiores escadas rolantes de São Paulo, e alcançando a vista privilegiada da Av. Paulista, somados ainda os pés direitos altos dos andares e demais detalhes espalhados entre os nove andares da edificação. 

Entre seus ambientes, o IMS Paulista abriga, por exemplo, um cine-teatro e uma biblioteca dedicada ao tema da fotografia. Já entre sua programação, oferece cursos, oficinas, exposições permanentes e exposições itinerantes relacionadas ao acervo iconográfico do Instituto, entre outras programações. Atualmente é possível conferir uma exposição dedicada à obra gráfica do brasileiro Millôr Fernandes e outra exposição em homenagem ao fotógrafo norte-americano Irving Penn. E o que é melhor, com algumas exceções de cursos e oficinas, o restante da programação é ofertada gratuitamente. Uma forte de sugestão de passeio que envolve experiência sensorial e preservação da memória cultural. 


Serviço:

Disciplina: Ambientes e Experiências de Consumo

Curso: Publicidade e Propaganda – 8o semestre

Professora: Dra. Fernanda Elouise Budag

Coordenação: Prof. Ms. Vanderlei Postigo

Instituto Moreira Sales – IMS: Avenida Paulista, 2424

Site: ims.com.br

Twitter
Instagram
Facebook