Empoderamento feminino: sarau inspirado em Hilda Hilst acontece em SP

23 de julho de 2016

Karina Caló da Fonseca, aluna de RP


“Aflição de ser eu e não ser outra.
Aflição de não ser, amor, aquela
Que muitas filhas te deu, casou donzela
E à noite se prepara e se adivinha
Objeto de amor, atenta e bela.” (Hilda Hilst)

No mês marcado mundialmente pelo Dia da Mulher, Março, o YouTube promoveu o Programa Global Para Mulheres, com o objetivo de empoderar a voz feminina na produção de vídeos e publicações. 

A campanha serviu de inspiração para criação do canal e página no Facebook – Senhoras Obscenas que incentivasse as mulheres a se expressarem livremente nos poemas, e diferentes formas de arte, sua resistência, sentimentos e experiências.Logo SO

O nome escolhido faz uma alusão ao livro de Hilda Hilst, “A Obscena Senhora D.”, exaltando a ousadia das mulheres que, há séculos, deixam seus próprios medos e preconceitos de lado e lutam por seu espaço em meio às desigualdades de gênero. Ainda busca encorajar aquelas que almejam uma carreira artística e pelas palavras, transbordam ternura e resistência aos desafios diários.

Acervo_Ju_3

A proposta busca divulgar a escrita de mulheres que produzem literatura e artistas que não encontram um espaço para mostrar suas criações, idealizada pelas escritoras Graziela Brum e Carla Cunha, aderiu ao viés proposto por Adriana Caló: o resgate de memórias, que exalta a escrita de exemplos femininos presentes na literatura. 

O projeto reunirá (pela primeira vez!) em espaço físico a poesia de suas contribuidoras em um Sarau marcado para dia 30 de julho, na Patuscada Bar. 

Uma ótima oportunidade para de experienciar a união da voz feminina em prol da literatura e mostrar aquela poesia guardada em um caderno antigo, ou já compartilhada nas redes sociais.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook