Cultura, costumes, e mais de 90 sabores de Fanta espalhados pelo mundo

27 de Março de 2015

Por Yasmim Aguiar


FANTA 1

Não, você não leu errado, são mais de 90 sabores de Fanta, mas antes de te contar quais são, primeiro tenho que contar a origem de tudo… A Fanta foi lançada em 1941, na segunda Guerra Mundial, como uma alternativa pela falta de produtos para a produção de Coca-Cola.

Criada por um químico alemão de sobrenome Schetelig, a primeira Fanta foi feita de fibras de maçã compradas em uma fábrica de produção de Cidra, tinha cor amarela e leve sabor de maçã. Além disso, como ingrediente tinha soro de leite, que sobrava da fabricação de queijos. O nome foi escolhido através de um concurso entre os funcionários da empresa, e coube a Joe Knipp, batizar a nova bebida de FANTA. O nome foi retirado da palavra “fantástico” (em alemão “Phantastischen”), que era parecida em muitas línguas e com som e pronúncia semelhante.

No Brasil, o primeiro sabor lançado foi a Fanta laranja, em 1964, e desde então outros sabores foram lançados aqui, porém alguns já saíram de produção, como a Fanta Citrus, Mix, Maçã e Morango. Outros sabores acabaram se tornando outras marcas, como a Fanta limão, que hoje em dia é a Sprite, a Fanta Guaraná, que acabou sendo substituída pelo Guaraná Tai, e posteriormente o Guaraná Kuat.

FANTA 2

 

Atualmente, a Fanta é comercializada em cerca de 188 países. De acordo com a cultura e os hábitos de cada país, a variação de sabores é bem grande, são 92 sabores, entre versões normais e as mix (mistura de dois ou mais sabores), sem contar os sabores que já saíram de linha e as edições limitadas que permanecem no mercado por um período de 6 a 12 meses. Entre esses sabores exóticos, estão a Fanta banana, gengibre, laranja com chocolate, kiwi, romã, lichia, e muitos outros… Dá para imaginar?

Os sabores da Fanta ao redor do mundo, geralmente, acompanham as frutas nativas de cada país, que à primeira vista são bem estranhos! No Japão, por exemplo, são cerca de 74 sabores diferentes, entre eles a Fanta leite.

E nós, aqui no Brasil, acostumados com as velhas e boas Fantas Laranja e Uva, e a mais recente, Fanta Maracujá, sem nem fazer ideia da variedade de sabores que existem por aí.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook