Criado por dois brasileiros, app ajuda na procura de doares de sangue

8 de julho de 2014

projeto-positive-drop-doacao-sangue

Tudo começou com uma informação preocupante e de muita sensibilidade. Natan Magalhães e Rafael Barreiros descobriram que a cada dois minutos, uma pessoa precisa de sangue, contabilizando 720 pessoas todos os dias, segundo dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde. Isso os fez reunir suas habilidades, dentro da área de comunicação, para uma ideia bastante original.

Foi criado o Projeto Positive Drop para alertar e incentivar pessoas a doarem sangue. Segundo os dados da OMS, somente com os doadores regulares não é possível suprir a demanda de sangue. O projeto resolveu usar as redes sociais para sensibilizar pessoas próximas dos que precisam de doação, aumentando o número de bolsas de sangue.

Para usar o aplicativo é simples: você se cadastra com seu Facebook, nesse site, informando dados como tipo sanguíneo, se já é ou não doador de sangue (ou de órgãos), e quem são seus “amigos de sangue” – as pessoas que você selecionar para essa lista serão as primeiras a receber um alerta caso algo aconteça e poderão repassar uma mensagem no seu perfil, avisando que você precisa de ajuda e onde podem doar sangue. Seus amigos também precisam estar cadastrados no site, para que o app funcione.

Além disso, visando um trabalho de longo prazo, os criadores pretendem criar um banco de dados mais estabelecido, cruzando a compatibilidades sanguíneas dos amigos dos pacientes para que a busca seja ainda mais eficiente.

Veja o vídeo do projeto clicando aqui e entenda como tudo foi pensado.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook