Todo mundo sonha em ter seu trabalho e esforço reconhecidos. E, dentro da comunicação, esse reconhecimento é concedido pelo Leão de Ouro, eleitos pelo júri do Festival. Mas por que esse evento tem tanto destaque? Hoje o blog da FAPCOM vai falar como ele funciona e sua relevância para o universo que engloba.
Antes de tudo, vale lembrar que são dois festivais que acontecem com um mês de diferença. O Festival de Cannes, que premia os principais filmes do ano, acontece em Maio e concede a Palma de Ouro, Prata ou Bronze para a categoria, seja melhor filme, melhor diretor, melhor ator/atriz, etc. Já o Cannes Lions, ou Festival de Criatividade de Cannes, acontece em Junho e concede o Leão de Ouro, Prata e Bronze para as melhores obras criativas inscritas no ano, e, além disso, ainda elege um Grand Prix para a melhor obra criativa do ano por categoria, sendo o maior prêmio do festival.
Diferentemente do Festival de Maio, o Cannes Lions recebe muito mais inscrições anualmente. Por isso, o porte do festival de publicidade acaba sendo muito maior em questão de produção, mas não em importância.
Para participar, existem algumas regras básicas, como, por exemplo, trabalhos não podem ser inscritos sem autorização prévia do cliente/proprietário dos direitos do trabalho em questão. Para saber exatamente quais são todas as regras, clique aqui.
Na edição desse ano, foram 107 prêmios para o Brasil, sendo que a agência FCB Brasil ganhou um Grand Prix em Mobile com uma ação da Nivea que você confere aqui. Para ver mais detalhes sobre os vencedores brasileiros desse ano, veja essa matéria do Brainstorm9.