Conheça 10 cidades brasileiras que parecem ser de outro país

18 de dezembro de 2015

Tamires Campos


Em tempos de crise e alta do dólar, talvez não seja possível realizar aquela viagem ao exterior. Mas, se você não abre mão de viajar, saiba que existem cidades brasileiras que proporcionam a sensação de estar em outro país.

O Brasil é rico em pluralidade de etnias, muitas delas fortemente presentes em cidades turísticas pelo país a fora. Por isso, trouxemos uma lista de lugares para conhecer durante as férias:

1) Holambra possui grande influência holandesa, podendo ser observado claramente em sua arquitetura, tanto no museu chamado “holambrês” quanto nos comércios. É lá que está o maior moinho da América Latina, além de ser conhecida como a cidade campeã em produção de flores. Fica localizada no estado de São Paulo, próximo à Campinas.

Entrada-da-Cidade-de-Holambra-SP holambra

2) Blumenau é uma cidade localizada no nordeste de Santa Catarina que preserva a tradição germânica dos colonizadores. Existem roteiros turísticos e históricos pela cidade e a Oktoberfest, uma tradicional festa de cervejas.

fotoblumenau2_07042014140612

3) Campos do Jordão é uma cidade muito visitada, inclusive por personalidades importantes e celebridades. Conhecida como “Suiça Brasileira” tem entre suas vilas a famosa Capivari, considerada o centro da cidade. O clima europeu é forte, cercado de marcas de luxo e variedade gastronômica. Mas também é possível fazer passeios ecológicos como:  conhecer cachoeiras e morros para desfrutar a natureza, andar a cavalo, subir de teleférico, pegar um bondinho e até mesmo passear pela vila de Maria Fumaça.

pacotes-turisticos-campos-do-jordao.15campos-do-jordao-inverno-1 Pousada-Marins-campos-do-jordao-pacotes

4) Olinda fica a 6km de Recife, em Pernambuco. Em 1537, a cidade foi fundada por portugueses, mas ocupada por holandeses de 1630 a 1654. Seu centro histórico está sob 7 colinas e tem cerca de 70 hectares.

Panoramic_view_-_Olinda,_Pernambuco,_Brazil Convento_de_São_Francisco_-_Olinda_-_Pernambuco_-_Brasil

5) Gramado te deixa com a sensação de que está em um cantinho da Europa, pois faz muitas alusões ao Continente, desde sua arquitetura até atrações turísticas, comércio e restaurantes.

2015gramado-trem_63448018

6) Alcântara está localizada no Maranhão e carrega fortes traços de Portugal. Ela é conhecida como a cidade que parou no tempo, com muitas ruínas e mais de 300 construções coloniais. Casas bem antigas ainda mostram como os barões ostentavam com mirantes, sacadas de ferro e azulejos no país.

Alcantara-Maranhao-Pontos-Turisticos-Matraqueando-Blog-de-Viagem-Casario-4-praca1DSCN9862

7) Pomerode é conhecida pela tradição que carrega da Alemanha, possui a média de 30 mil habitantes, é tranquila e charmosa. Rica em belezas naturais proporciona ótima qualidade de vida para seus moradores. Há mais de 100 anos a cidade preserva as características de seus colonizadores que, em sua maioria, vinham da Pomerânia.

portal-turistico-sul-pomerode-sc4998888112_7f24099fb5

8) Paranapiacaba fica bem perto da FAPCOM, no grande ABC. Consiste numa vila ferroviária, construída por ingleses. Atualmente é considerada patrimônio histórico nacional, lá acontecem festividades de inverno e outras atividades voltadas ao turismo, cultura e ambiente.

paranapiacaba_f_002 1

9) Antônio Prado é uma cidade de Patrimônio Artístico e histórico, localizada no Rio Grande do Sul. No município as residências são de madeira e alvenaria, construída por imigrantes italianos no final do século 19. Foram tombados 48 edifícios pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizados no centro da cidade. É o maior acervo de arquitetura da imigração italiana em área urbana no Brasil.

CENTRO_HISTÓRICO_DE_ANTONIO_PRADO_6_MATRIZvista 01- antonio prado

10) Penedo  é um distrito que pertence à Itatiaia, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Ele é conhecido como a Finlândia Brasileira”, com uma arquitetura repleta de casas coloridas e rodeada por flores. Existem várias fábricas de chocolate no local, uma casinha do Papai Noel e bonecos de neve.

peqfinlPenedo-Shopping-Vale-dos-Duendes-Foto-Elza-Albuquerque

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook