Você sabe dar bons títulos para seus textos? Veja algumas dicas

1 de maio de 2014

titulos-blog

O título é o ponto de partida para um bom texto. Se o objetivo principal do autor é prender a atenção do leitor para o assunto tratado, a frase inicial deve atuar como um convite. Quando há a intenção de aumentar a taxa de resposta, ele deve ser o primeiro fator a se considerar: é preciso que a pessoa tenha uma boa razão para interromper suas atividades e concentrar-se somente no material.

A busca por um bom título passa pela sua eficiência em prender a atenção das pessoas e cativá-las inicialmente, de tal forma que motive para que elas leiam o resto. Títulos que prometem novidades são cativantes, por exemplo, já que leitores se interessam por assuntos novos e atuais.

Um título, ainda que simples, precisa conter movimento, ações e atitude. A linguagem é viva, e ela não pode estar parada no tempo. Jogos de palavras, novos formatos e até o minimalismo são formas de inovação e podem corresponder a uma grande ideia em busca da atenção do público.

O título precisa estar associado ao texto, sintetizando-o. Portanto, não é correto escrever o título para depois focar no resto; o ideal é o desenvolvimento da redação, para depois de realizada, o autor tenha informações suficientes para abreviá-las em apenas uma frase inicial.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook