Seja um bom locutor de rádio

11 de junho de 2013

fapcom_still009

Conheça um pouco mais sobre esta importante função no radialismo

O grande desafio do radialista é incentivar a imaginação de quem está ouvindo, ou seja, fazer com que o ouvinte seja capaz de visualizar o que está sendo narrado pelo radialista, por exemplo, jogos de futebol ou as tão famosas e antigas radionovelas.  Para desenvolver um bom trabalho em locução, são necessários alguns cuidados e conhecimento técnico.

A primeira impressão é a que fica. Assim, ao abrir um programa se faz necessário captar toda a atenção do ouvinte. Para isso, busque causar uma boa impressão logo no início. A tarefa não é fácil, mas pode ser desenvolvida com o passar do tempo.

Entonação da voz, clareza e calma ao ler um texto são algumas das recomendações mais indicadas. Além disso, é importante ser um bom orador e também ouvinte: o hábito de ouvir muitos programas de rádio, sempre atento aos detalhes, pode ajudar com a prática.

A experiência é fundamental, mas é importante ressaltar: muitas das habilidades são adquiridas ao longo do tempo, observando o trabalho de profissionais experientes, praticando e buscando sempre conteúdo de qualidade. O importante é desenvolver um estilo próprio e saber como cativar a audiência.

A FAPCOM conta com cursos de locução em Rádio e TV para desenvolver suas habilidades. Acesse a página clicando aqui e, em caso de dúvidas,  envie um e-mail para cursos@fapcom.edu.br ou entre em contato pelo telefone 0800 709 8707.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook