Professores da Fapcom expõem e discutem no Simpósio da Abciber 2017

10 de Janeiro de 2018

Entre os dias 14 e 16 de dezembro aconteceu na Usp o X Simpósio da Abciber e os professores da Fapcom marcaram forte presença


Por Fernanda Elouise Budag


Os professores Claudenir Módolo Alves, Fernanda Elouise Budag, Thiago Calçado e Marcella Faria-Santos organizaram e apresentaram juntos, sob coordenação de Claudenir, uma Mesa Coordenada intitulada “Do social ao ato comunicativo: reflexões acerca dos modos híbridos de participação social”, na qual propuseram uma discussão sobre os vários desenhos que atuações sociais ganham hoje na sociedade conectiva.

 

Professor Décio Forni palestrou e mediou no Eixo Temático 4 – Redes Digitais e Tecnologias para a Sustentabilidade. Sua palestra versou sobre o tema Decrescimento Econômico e Ecologias Digitais, na qual chamou a atenção para uma visão atual muito centrada no pós-humano, acoplado a um capitalismo que já está desgastado e nada sustentável.

Já o painel que mediou (Painel Temático 4 – O) contou com alunos da Usp e da Unesp/SP, que expuseram projetos que também trabalham atualmente tecnologias e questões ligadas à ecologia ou impacto social e ambiental.

Por sua vez, professora Cleusa Kazue Sakamoto participou em várias frentes: coordenou o Painel Temático 1E e ainda apresentou Mesa Coordenada e lançou livros.

A Mesa Coordenada sob sua coordenação recebeu o nome “Educação, Desenvolvimento Humano e Cibercultura – a Dromoaptidão e as Relações afetivas”, e além dela, como coordenadora, teve como participantes também Janaina Quintas Antunes e Renata Proetti.

Cleusa ainda participou do lançamento de livros da Gênio Criador Editora: “Interações digitais e o Consumo de Livro”, de Alessandra Marassi (FAPCOM); “Entre a Carne e o Verbo – confissão, sexualidade e discurso em Michel Foucault”, de Thiago Calçado (FAPCOM); e “Criatividade e Longevidade – um olhar da Educação, Arte e Cultura”, de organização  de Regina Célia F. A. Giora, com artigos também de professores da Fapcom: Cleusa Sakamoto, Elinaldo Meira, Isabel Oreste, Lilian Crepaldi, Leslye Revely e Sergio Andreucci.

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook