A Pesquisa de Mercado é uma das principais ferramentas do Planejamento de Comunicação, pois aponta as tendências, hábitos dos consumidores, dados demográficos, dentre tantas outras informações necessárias para uma boa análise. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para profissionais que desejam ingressar neste segmento.
O processo de pesquisa de mercado tem início na definição do problema e objetivos da pesquisa. Em seguida, é desenvolvido todo o plano para as informações serem coletadas e analisadas antes da montagem da apresentação. É imprescindível que todas as etapas estejam bem estruturadas e com objetivos claros para que a pesquisa tenha a relevância desejada.
São quatro os métodos de pesquisa de mercado: qualitativa, quantitativa, técnicas de observação e técnicas experimentais. Na pesquisa qualitativa, o número de entrevistados é pequeno, com a busca de maior detalhamento de informações subjetivas e profundidade. Com um roteiro aberto, um dos modelos mais conhecidos é o de Focus Group, em português, Discussão em Grupo onde a pesquisa é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas escolhidas de acordo com o produto.
A pesquisa quantitativa, por sua vez, testa hipóteses específicas e utiliza técnicas de amostra para referir-se a toda a população. Assim, é necessário um questionário estruturado e um grande número de entrevistados. São quantitativas, por exemplo, as pesquisas de intenção de voto nas eleições, onde se recolhe a opinião de um grupo de pessoas e então aplica-se o estudo referindo-se à população como um todo.
Nas técnicas de observação, a pesquisa é feita através do ambiente natural do fenômeno social. Ela pode ser feita de uma vez ou ao longo de determinados períodos – os cookies da internet são uma referência. Já as técnicas experimentais envolvem a criação de um ambiente quase artificial e permite a manipulação do entrevistador, como visto em testes de mercado.
A Pesquisa de Mercado é uma boa oportunidade para estudantes de Comunicação, em quase todas as áreas. Ficou interessado? Conheça os cursos de graduação da FAPCOM clicando aqui. #EuEscolhiComunicação