Pantone e as cores do ano

8 de dezembro de 2015

Daniela Guimarães


A Pantone é conhecida por seu sistema de cores, utilizado por designers e gráficas no mundo todo. Fundada em 1962, inicialmente só fabricava cartões de cores para a indústria cosmética. Em 1963, seu fundador, Lawrence Herbert, desenvolveu seu primeiro sistema de cores, que anos depois facilitaria o trabalho de muita gente por funcionar bem na transição de tela/impressão, diferentemente de sistemas como o RGB e CMYK.

O Guia Pantone é lançado anualmente com atualizações de cores e seus respectivos números baseados na luminância (variações entre claro e escuro). Na teoria, uma cor específica pode ser escolhida no guia através de seu número, e a empresa que vai realizar o trabalho poderá obter instruções sobre como produzir exatamente a cor escolhida.

Por ter virado referência no assunto, desde 2000, a empresa determina qual será a cor do ano, ditando tendências no universo da moda e do design.

Post Pantone 6

A Pantone possui um departamento específico em que pesquisadores e profissionais de diferentes áreas simplesmente observam o comportamento das pessoas em seu cotidiano. Por serem grandes formadores de opinião, as chamadas “figuras-chave” (celebridades do mundo da música, do cinema e principalmente da moda), são observadas com um pouco mais de atenção.

Após um ano de análise e muita pesquisa, as preferências são detectadas e a “Color Of The Year” é escolhida. Parece um critério simples demais, mas funciona. E quando é dito que a cor do ano é responsável por criar tendências (principalmente no mundo da moda), acredite, é verdade! É impossível que você não veja a cor do ano nas vitrines, nos vestidos de celebridades em premiações como o Oscar ou o Grammy e nos desfiles de moda das marcas mais importantes do mundo.

Post Pantone 4

Post Pantone 7

A Pantone também possui uma parceria com a New York Fashion Week, promovendo as cores mais utilizadas nos desfiles.

Post Pantone 5

Fugindo totalmente dos padrões dos anos anteriores (cores vibrantes e alegres), a cor escolhida para o ano de 2015 é a Marsala, um tom de vermelho amarronzado sóbrio e elegante que dominou os red carpets e passarelas mundo afora.

Post Pantone 2

Post Pantone 3

Post Pantone 1

E para 2016, qual será “A Cor Do Ano”?

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook