Os diferentes tipos de agência de publicidade e suas funções

28 de Janeiro de 2014

agencias

As agências de publicidade são os grandes alvos profissionais de muitos estudantes de Comunicação. Em São Paulo, há inúmeras delas, mas é importante entender como cada uma trabalha dentro de modalidades definidas.

As agências digitais são especializadas apenas em campanhas online. Gerenciamento de redes sociais, inserção de conteúdo em blogs e fan pages, criação de peças e sites, desenvolvimento de campanhas, monitoramento, links patrocinados e SEO são algumas das ações feitas por elas.

As agências de guerrilha são responsáveis por criar campanhas diferentes, ousadas, que surpreendam o público por estarem inseridas em diferentes contextos e lugares incomuns. Os seus trabalhos necessitam de planejamento minucioso e grande pesquisa para saber onde agir de maneira a impactar o cliente de forma positiva.

As agências “house” são aquelas que estão inseridas dentro da empresa, concentrando grande parte das atividades mais comuns de sua propaganda. No entanto, elas também podem fazer interface com outras agências, sendo apenas uma base para o desenvolvimento de campanhas, desenvolvendo pesquisas de mercado, análises de cases, etc.

As agências “full service”, por fim, são aquelas que englobam diversas atividades, com setores focados em todas as áreas da propaganda. No entanto, apesar de contar com todos esses recursos, ela costuma atuar de forma segmentada – é comum a criação de novas agências dentro de uma “full service”, desenvolvendo um trabalho integrado.

As oportunidades em agências de publicidade abrangem todas as áreas da Comunicação! Já decidiu qual será o seu curso? Conheça sobre o curso de Publicidade e Propaganda no nosso site clicando aqui e faça a sua inscrição para 2014! #EuEscolhiComunicação

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook