O trabalho com animações e a Comunicação

20 de abril de 2014

wall-e-blog

Imagem: WALL-E, 2008

Uma das áreas que oferecem grandes oportunidades na Comunicação é o desenvolvimento de técnicas de animação 2D, 3D e Stop Motion. Esses recursos são bastante utilizados em trabalhos audiovisuais e estão presentes em diversas midias no dia-a-dia, seja em propagandas, programas de televisão, desenhos animados e muitas outros.

No Brasil, as animações são utilizadas sobretudo em campanhas de publicidade, conquistando espaço na web, já que ela oferece um grande leque de possibilidades para animações, que também podem integrar campanhas online, como produções para websites, vídeos institucionais, para o YouTube, etc. A facilidade de viralização nesse meio também é bem positivo.

Para quem quer seguir carreira em Televisão, aprimorar-se em animações pode abrir as portas para participar da produção de vinhetas e desenhos animados. Na área de Cinema, com produções de curta e longa-metragem, o Brasil ainda se desenvolve, mas há diversas oportunidades de trabalho no mundo inteiro – basta dedicar-se.

Uma das virtudes do animador é a habilidade de comunicar ideias simples ao espectador, fazendo com que ele conceda a sua atenção e se identifique com a criação. A atuação também requer um bom trabalho em equipe e correspondência aos prazos, já que a demanda variar de tamanho de acordo com o período.

Inserir os trabalhos feitos em animação em um portfólio é fundamental, para apresentá-los em busca de novas oportunidades. Estabelecer conexões profissionais e estar atento ao mercado, observando tendências e novas técnicas, pode fazer com que o animador se destaque na profissão.

Assista, abaixo, ao trailer de “Uma História de Amor e Fúria”, uma das animações brasileiras de destaque que, recentemente, foi cotada para concorrer ao Oscar 2014:

)

Quer seguir o caminho da Comunicação? Conheça os cursos da FAPCOM: http://www.fapcom.edu.br/ #EuEscolhiComunicação

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook