O Jornalismo Digital e suas vertentes

6 de abril de 2014

jornalismo-digital-blog

Vivemos tempos em que o meio digital tem extrema importância no nosso cotidiano. As conexões rápidas e a globalização levam informações em todos os cantos do planeta em um pequeno espaço de tempo. Com isso, o Jornalismo Digital conquistou espaço nas mídias e é um dos principais meios de informação.

A prática do Jornalismo Digital é um pouco diferente daquela executada nos meios impressos. Há uma necessidade de captar a atenção do leitor, que é habituado a fazer leituras dinâmicas e tem, em seu acesso, uma verdadeira avalanche de informações. Para isso, um bom título ou uma imagem que chame a atenção são essenciais, Além dos hiperlinks. Uma boa referência para o tema é o livro “Como Escrever Para a Web”, de Guillermo Franco.

Como é possível encontrar inúmeras fontes na web sobre informações diversas, o jornalista do meio online deve prezar pelos princípios de ética e sempre trazer a verdade por meio de uma fonte segura, afinal o grande alcance e traz também consigo a responsabilidade, pois determinada notícia ou informação pode atingir um grande número de pessoas rapidamente.

Estudantes e profissionais de Jornalismo que querem se especializar na área tem uma vasta gama de oportunidades para a carreira. Portais de notícias, como o Terra, o R7, o Globo.com, o UOL e tantos outros são possibilidades para atuar, bem como sites e blogs pessoais, levando a informação de forma independente.

Se interessa pela profissão? Conheça o curso de Jornalismo da FAPCOM, nota máxima no ENADE, clicando aqui. #EuEscolhiComunicação

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook