Dentro da Comunicação 360°, há duas modalidades para estabelecer o contato com o público alvo: através dos meios de comunicação de massa ou inovando, através de elementos da propaganda que não estejam inseridos na mídia. São os conhecidos termos “above the line” e “below the line”.
Os meios “Above The Line” – ATL (em português, acima da linha) integram a mídia tradicional, de comunicação em massa. São alguns deles a Imprensa, a Televisão, Outdoors, Rádio, Cinema, anúncios em jornais ou internet, dentre tantos outros já conhecidos.
Já se tratando de “Below The Line” – BTL (em português, abaixo da linha), são explorados meios não-convencionais de comunicação, através da inovação e da percepção de oportunidades. São alguns deles o Marketing de relacionamento, sponsoring, licenciamento, Relações Públicas, feiras e exposições, promoções e inclusive a Internet, que oferece possibilidades infinitas.
Para uma Comunicação 360° eficaz, as duas modalidades de meios são importantes, e devem estar integradas para obter uma unidade da mensagem transmitida em todas as esferas. O planejamento conjunto deve envolver todos os departamentos e assessorias, e o processo de tomada de decisões deve ser compartilhado e validado por um agregador.