Jornalismo Local: a base para altos voos

23 de março de 2014

jornalismo

Na carreira jornalística, todo profissional tem uma determinada área específica que prefere trabalhar, e busca, em sua jornada, voltar-se para ela. No entanto, a preparação envolve um processo em que o jornalista deve passar por outras etapas, e trabalhar no Jornalismo Local, ou de Cidade, é uma delas.

O Jornalismo Local é aquele que reúne notícias cotidianas, com os principais fatos do dia. Seu âmbito de cobertura é restrito a um determinado espaço geográfico – normalmente regiões metropolitanas, estados, cidade e bairros. No entanto, alguns fatos podem receber destaque em nível nacional, de acordo com o teor de sua importância e/ou relevância.

A atuação neste tipo de Jornalismo inclui a cobertura de eventos cotidianos, que vão desde festivais até acidentes e crimes ambientais; acompanhamento sobre decisões e atitudes tomadas pelos órgãos governamentais; políticas públicas para a área; e também fatos de impacto para a comunidade local, além da prestação de serviço.

Jornais impressos, como a Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, dentre outros que não são especializados em um determinado tema, trazem nas primeiras páginas um balanço geral sobre os acontecimentos regionais. Apesar de serem distribuídos em todo o Brasil, quase todos têm inclinação para uma determinada região. Na televisão, há destaque para telejornais exibidos pela manhã e no final da tarde: Bom Dia São Paulo e SPTV (Rede Globo), SBT Manhã (SBT) e o Primeiro Jornal (Band) são alguns exemplos. Os portais de grandes veículos de comunicação na web, como o G1 e o R7, também têm suas divisões por região.

Se interessou pelo tema? Conheça o curso de Jornalismo da FAPCOM clicando aqui! #EuEscolhiComunicação

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook