Inovação e tecnologia: dispositivo aéreo revoluciona trabalhos audiovisuais

30 de Março de 2014

drone-2-blog

As novas tecnologias trouxeram com ela uma alternativa interessante para trabalhos audiovisuais. Trata-se do drone, mais conhecido no Brasil como VANT (veículo aéreo não-tripulado), também chamado de octocoptero, que realiza voos de longo alcance e é controlado à distância por meio de sistemas eletrônicos computacionais, além de usar outros dispositivos como câmeras e há quem diga que até entregar pizza.

Inventado para outros fins, o aparelho ganhou força nas Comunicações. Um exemplo disso foi o que aconteceu nas manifestações de junho, quando o Jornal Folha de São Paulo contratou a empresa GoCam para cobrir as manifestações utilizando o drone. Capaz de realizar voos altos e variar a altitude com estabilidade na filmagem, desenvolvendo planos em sequência, ele vem sendo usado por empresas e agências em campanhas publicitárias e coberturas jornalísticas, através da contratação de serviços – há muitas empresas para locação de drones no Brasil.

Apesar de crescente, o uso do drone para fins comerciais, no Brasil, ainda é tímido, pois não existe regulamentação sobre o equipamento; as empresas que estão no mercado procuram seguir normas com base no aeromodelismo. Por isso, é necessário realizar o seu uso de forma consciente e organizada, com as devidas autorizações.

Os vídeos a seguir são bons exemplos sobre como ele pode ser incluído nas ferramentas de Comunicação. O primeiro deles foi feito na Campus Party e o segundo, em uma competição de surf. Em ambos, é possível compreender o alcance que a ferramenta tem, trazendo novos ângulos de eventos de todos os tipos:

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook