Por Juliana Oliveira, aluna de Publicidade e Propaganda
O mercado está em constante mudança e, assim como ele, os valores e tendências são alterados para se adequar aos consumidores que estão cada vez mais exigentes e presentes, especialmente nas redes sociais. Para isso, as marcas buscam soluções que reformulam visualmente ou reprojetam algum aspecto da marca.
Porém, existe uma certa dúvida das empresas, principalmente quanto ao designer, pois essa alteração é também uma modificação na visão dos consumidores que pode ser negativa ou positiva, precisando que seja levado em consideração o histórico da empresa e seus valores.
Um exemplo de mudança na identificação é a marca Suq. A sua antiga embalagem tinha formato sem curvas, além de ter uma outra tipografia. Já na nova versão, o designer deixou o logo em maior proporção, evidenciando mais a marca, e com outro formato de embalagem. Outro fator é que algumas características da identificação não mudaram, nesse caso, o estilo tropical e a fruta de abacaxi prevaleceram.
Já a Varigon também houve a revisão do logo, mantendo alguns aspectos da identidade visual. O produto em si já tem um mercado consolidado, e para que a mudança não altere esse fator, buscou-se transparecer que o negócio ou produto não foi alterado, apenas a característica visual da marca.