As etapas na construção de matérias televisivas

14 de Janeiro de 2014

materias-televisao

Preparar uma matéria para televisão requer uma sequência estruturada, que vai desde a identificação do fato até a edição e veiculação. O primeiro passo para desenvolvê-la é o planejamento, quando se identifica qual será o fato a ser transmitido, alinhado com os interesses da área e a relevância da informação para o momento.

O jornalista responsável pela cobertura faz um estudo prévio de toda a situação, para ter embasamento sobre quais questões irá levantar em entrevistas e na apuração da matéria. Acompanhado do cinegrafista e de um profissional de produção, ele desempenha suas atividades de forma geral, realizando pausas e aproveitando ao máximo cada detalhe.

Ao final de uma cobertura jornalística ou matéria, todo o material gravado é direcionado à Edição. Esta área, em conjunto com o cinegrafista, identifica a sequência das melhores cenas e realiza cortes, para aproveitar o tempo de forma otimizada e adequar a matéria em uma ordem coerente dos  fatos.

Nesta parte, a organização deve ser feita com maiores cuidados, visto que a inversão de uma frase ou palavra pode provocar um efeito bem diferente no contexto geral, podendo causar ambiguidades ou mal-entendidos. Quando a edição é, enfim, concluída, são feitos testes para conferência. Assim que aprovada, a matéria é veiculada.

O seu sonho é trabalhar com Televisão? Conheça o curso da FAPCOM de Rádio, TV e Internet ou Jornalismo e faça a sua inscrição para 2014! #EuEscolhiComunicação