Empresa Jr da USP convida alunos da FAPCOM para evento sobre apuração além das urnas

7 de agosto de 2018

Apuração Além das Urnas: Evento gratuito da empresa universitária de jornalismo da USP debaterá a temática da cobertura jornalística das eleições

Com a aproximação do momento de ir às urnas decidir os futuros representantes do país, torna-se de ainda maior relevância um assunto já tão importante: a democracia. Para discutir o tema, com enfoque nas eleições, a Jornalismo Júnior, empresa júnior de jornalismo da ECA-USP, em parceria com a Revista Piauí, Le Monde Diplomatique, Planeta Ecobags e Abraji, realiza o II Encontro Jornalismo Júnior: Apuração Além das Urnas.

O evento de entrada gratuita será realizado no dia 11 de agosto na Biblioteca Pública Alceu Amoroso de Lima, e  tem como proposta debater a temática de democracia e eleições através de mesas específicas, que irão abordar o assunto a partir de diversos panoramas:

Redes Sociais: 9h-10h30

Diego Iraheta – Editor chefe do HuffPost Brasil. Formado pela Universidade de Brasília, é mestre em Mídias Digitais pela University of Sussex, na Inglaterra.

Shin Oliva Suzuki – Editor de estratégias do G1.

América Latina: 10h40 – 12h10

Tomás Oliveira Paoliello, professor de Relações Internacionais na PUC-SP, como mediador.

João Paulo Charleaux  (Editor de Política, Economia e Internacional no Nexo Jornal)

Fernanda Marques Simas (Estadão)

Paula Ramon (AFP News Agency)

**Intervalo para o almoço**

Debates Eleitorais: 13h10 – 14h50

Fábio Zanini – Jornalista formado pela ECA-USP, com mestrado em Relações Internacionais pela School of Oriental and Africa Studies (Soas), da Universidade de Londres. Cobriu as duas eleições presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e os escândalos do mensalão, pela Folha de S. Paulo.

Carol Pires – Colunista de Opinião no New York Times em espanhol. Acompanhou debater para o Estadão e Piauí.

Thaís Oyama – Redatora-chefe da revista Veja, onde está desde 1999. Participou da II Semana de Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário, para falar sobre o equilíbro das coberturas nas eleições.

Fact-Checking: Palestra 15h-16h30

Convidados a confirmar