A edição em programas de TV

15 de abril de 2014

edicion-blog

O processo de preparação de uma matéria televisiva é árduo, como já apresentamos no Blog FAPCOM. Dentre os elementos fundamentais para a veiculação do material, um deles é o editor de vídeo, que é responsável por fazer os ajustes para as imagens, afinal elas não são gravadas em sequência – são realizadas diversas cenas e tomadas, às vezes em diferentes ângulos.

Após a preparação do material através deste processo, o profissional de edição recebe tudo e tem a tarefa de organizá-lo através da sequência desejada, priorizando também fatores como a qualidade de áudio e vídeo e, se necessário, realizando ajustes. Além da escolha das melhores cenas e do estabelecimento da ordem, o editor também insere efeitos especiais, trilhas sonoras e legendas.

A edição pode ocorrer de forma linear ou não, sendo que a segunda é mais comum em tempos atuais. Na linear, a edição era feita baseada em reprodutores e gravadores, com imagens captadas em fitas de vídeo, sem alguns recursos, como o de “empurrar” algo já gravado. Já na não linear, o processo é feito de forma digitalizado, abrindo um maior leque de possibilidades.

Em entrevistas, por exemplo, há situações em que o tempo curto exige que a apresentação seja feita de forma mais sucinta. Assim, é feito um processo de corte nas imagens e nas falas, a fim de sintetizar o que o entrevistado traz de informações. É realizado também um jogo de imagens para que esses cortes não reflitam no material final.

Alguns dos programas mais utilizados no processo são o Vegas Pro, o Adobe Premiere Pro e o Wondershare Video Editor. O Windows Movie Maker também é uma boa opção para trabalhos mais simples.

Conhece alguma história interessante sobre edição de vídeo ou tem alguma dúvida com relação ao assunto? Escreva nos comentários!