Cuidados com a edição de entrevistas em Rádio e Televisão

8 de maio de 2013

radio-tv

    Tudo o que você deve atentar-se para uma matéria com boa fluência de ideias.

Após o jornalista e o câmera executarem o seu trabalho em entrevistas e matérias, chega a grande tarefa do editor: organizar tudo para que fique estruturado, com um tempo adequado e com uma boa sequência.

A clareza é importantíssima. É recomendável que você já tenha uma ideia de quanto tempo a entrevista deve ter, além dos tipos e números de cenas dos entrevistados você pretende usar. Listar os principais pontos e atentar-se ao formato também são fases-chave na montagem e edição do material.

É essencial fazer uma revisão da matéria, assistindo e escutando do início ao fim algumas vezes, para familiarizar-se com o material e tomar nota dos tempos e elementos envolvidos na entrevista.

Os primeiros instantes são os que atraem a maior atenção do público. Assim, é importante que a entrevista mais forte fique próxima ao início da peça. É melhor evitar clichês e o corte excessivo da resposta, que dá a impressão de algo artificial. É necessário ter cuidado com comentários utilizando as mesmas palavras do entrevistado e veiculando, em seguida, a entrevista dele repetindo a informação que acabou de ser dita.

Para encerrar, é recomendável finalizar com um balanço sobre o assunto abordado, sendo que este é o papel, muitas vezes, do próprio apresentador do programa. Oferecer entrevistas com opções de duração mais curtas também é uma boa alternativa.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook