Na criação de uma campanha audiovisual para Televisão, o processo se dá em diferentes etapas. Por se tratar de um meio com forte apelo audiovisual, que oferece vida à mensagem que requer atenção exclusiva do telespectador, as peças publicitárias em formato vídeo para TV devem ser precisas e bem elaboradas.
Em busca da estruturação e organização da mensagem a ser transmitida, é feita a criação de roteiros, muito utilizados no Cinema. O roteiro, gênero textual que se ocupa de narrar histórias audiovisualmente, possui estrutura reconhecível e elementos característicos.
O primeiro roteiro a ser desenvolvido é o literário. Nele, a história é contada de forma precisa, atentando-se a cada detalhe e descrevendo a sequência dos fatos. O personagem principal – protagonista – deve ter um modelo de trajetória pré-concebido, envolvendo desejos, superação de obstáculos e busca por objetivos. Valendo-se de termos técnicos, o roteiro publicitário é composto pelo conflito, clímax, ponto de virada e resolução, divididos em 2 atos.
O roteiro técnico, em seguida, é elaborado pela equipe de Produção, sob supervisão do diretor geral, após realização do estudo do roteiro literário – o processo leva o nome de découpage e consiste no levantamento de todas as informações técnicas – cena, texto, som, tempo, ângulo, câmera, etc – para a transformação do roteiro literário no filme.