Conheça uma agência de Publicidade

2 de novembro de 2015

Tamires Campos


Trabalhar em uma agência de publicidade é uma rotina cheia de desafios, principalmente com o avanço rápido e constante das novas tecnologias, pois é necessário estar sempre atualizado. Estudantes e profissionais de comunicação podem atuar em diversos locais e a agência é um deles, onde as ideias e a criatividade estão por toda parte para atingir os consumidores de forma eficaz.

workin-people-i-1471340

Para expor um pouco a realidade desses ambientes, ao final dessa leitura, você conhecerá um pouco mais sobre a rotina de uma agência de publicidade, que é responsável por criar, desenvolver e executar campanhas publicitárias ou identidades visuais de marca, entre outros. Por esse motivo existe divisão de setores para desempenhar as tarefas.

Uma agência tradicional possui as seguintes áreas:

  • Atendimento: Conduz a comunicação entre o cliente e a agência, coleta o briefing, recebe e acompanha demandas para solicitar a aprovação externa junto ao cliente.
  • Planejamento: Área incumbida pelas estratégias, elaboração de pesquisas, ações, sugestão e definição de conceitos das peças de campanha, elaboração de cronogramas de acompanhamento.
  • Tráfego: Direciona as demandas por área, acompanha e cria pautas, sendo muito comum que esse trabalho seja desenvolvido pelo atendimento em agências pequenas.
  • Criação: São os mágicos, responsáveis por transformar o briefing em arte, desenvolvem peças publicitárias, embalagem de produtos, identidade de marca e diversos outros.
  • Redação: Lado a lado com a criação, elabora os textos das artes, revisa conteúdo e contribui para a forma correta de comunicação.
  • Web: Desenvolve estratégias digitais, como a gestão de mídias sociais, atualizações, acompanhamento e utilização das métricas.
  • Mídia: Adapta as campanhas para as mídias digitais, isso inclui negociar com veículos de propaganda, elaborar planejamento de mídia, entre outras atividades.

team-meeting-1458975

As demandas de uma agência são diversas, desde a criação de campanhas publicitárias até a elaboração de eventos. Uma dica aos publicitários é que sejam versáteis e produtivos. É muito interessante que haja reuniões para alinhar as ideias, com brainstorming para pautar diferentes pontos de vista abre diversas possibilidades.

Saiba mais sobre o nosso curso de PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Inscreva-se no #VESTIBULARFAPCOM

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook