Conheça as áreas de atuação em uma agência de publicidade

11 de junho de 2013

agencia

Atendimento, Planejamento, Criação… Conheça melhor cada uma das divisões.

Agências de publicidade são um ótimo local para estudantes de comunicação darem início às suas carreiras profissionais. No entanto, a dúvida de muitos é em qual área atuar, visto que as agências oferecem diversas oportunidades, cada uma com características peculiares e tarefas diferentes. O blog da FAPCOM levantou algumas atividades e funções dentro de uma agência.

O Atendimento publicitário é o grande responsável pela comunicação entre a agência e o cliente. Está em suas mãos a tarefa de levar as ideias e necessidades do cliente ao planejamento e a criação. O profissional de atendimento deve se manter atualizado com assuntos gerais e conhecer bem as empresas com as quais trabalha, além de desenvolver técnicas de persuasão e possuir uma boa oratória para defender a entrega das peças publicitárias.  É ele quem transmite a imagem da agência.

No Planejamento, os “planners”, como são chamados os profissionais da área, são responsáveis por uma criação do plano de comunicação, estudando diversos fatores do micro e macroambiente para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente. Estrategistas, os profissionais desta área são considerados parte dos grandes pensadores da agência.

Na área de mídia, a principal atividade é elaborar um planejamento para atingir o público-alvo, a partir de grande cobertura e frequência com o melhor retorno sobre o investimento para o cliente. Assim, este profissional precisa desenvolver um relacionamento próximo com veículos de comunicação, atuando junto  à equipe Pesquisa,  responsáveis por coletar informações do consumidor, valendo-se de pesquisa própria,encomendas para institutos de pesquisa ou de mercado, já disponíveis de forma gratuita.

A Criação é a grande responsável pela inovação. A dupla, composta pelo diretor de arte, que realiza a parte visual das peças publicitárias e o redator, encarregado por títulos, slogans e textos, é coordenada pelo Diretor de Criação, e desenvolve o conceito criativo das campanhas, fazendo com que o  cliente se destaque frente às ações e abordagens dos concorrentes.

A Produção atua junto com a Criação, e pode ser terceirizada ou não. Nela, há uma divisão entre produção gráfica e RTVC (produção eletrônica), estabelecendo contatos com gráficas, produtoras de vídeo, empresas de mídia externa, mídia interativa, entre outras. Orçamentos e calendários de execução e entregas são algumas das atividades desses profissionais.

Algumas agências trabalham com áreas específicas  como a assessoria de Imprensa, Interativa (digital signade, social media), entre outros. Assim, há uma gama de possibilidades para atuar no mercado de agência. O blog FAPCOM espera ter ajudado você a conhecer melhor as áreas e quer saber por qual delas você mais se interessou. Compartilhe suas ideias conosco!