Atendimento, Planejamento, Criação… Conheça melhor cada uma das divisões.
Agências de publicidade são um ótimo local para estudantes de comunicação darem início às suas carreiras profissionais. No entanto, a dúvida de muitos é em qual área atuar, visto que as agências oferecem diversas oportunidades, cada uma com características peculiares e tarefas diferentes. O blog da FAPCOM levantou algumas atividades e funções dentro de uma agência.
O Atendimento publicitário é o grande responsável pela comunicação entre a agência e o cliente. Está em suas mãos a tarefa de levar as ideias e necessidades do cliente ao planejamento e a criação. O profissional de atendimento deve se manter atualizado com assuntos gerais e conhecer bem as empresas com as quais trabalha, além de desenvolver técnicas de persuasão e possuir uma boa oratória para defender a entrega das peças publicitárias. É ele quem transmite a imagem da agência.
No Planejamento, os “planners”, como são chamados os profissionais da área, são responsáveis por uma criação do plano de comunicação, estudando diversos fatores do micro e macroambiente para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente. Estrategistas, os profissionais desta área são considerados parte dos grandes pensadores da agência.
Na área de mídia, a principal atividade é elaborar um planejamento para atingir o público-alvo, a partir de grande cobertura e frequência com o melhor retorno sobre o investimento para o cliente. Assim, este profissional precisa desenvolver um relacionamento próximo com veículos de comunicação, atuando junto à equipe Pesquisa, responsáveis por coletar informações do consumidor, valendo-se de pesquisa própria,encomendas para institutos de pesquisa ou de mercado, já disponíveis de forma gratuita.
A Criação é a grande responsável pela inovação. A dupla, composta pelo diretor de arte, que realiza a parte visual das peças publicitárias e o redator, encarregado por títulos, slogans e textos, é coordenada pelo Diretor de Criação, e desenvolve o conceito criativo das campanhas, fazendo com que o cliente se destaque frente às ações e abordagens dos concorrentes.
A Produção atua junto com a Criação, e pode ser terceirizada ou não. Nela, há uma divisão entre produção gráfica e RTVC (produção eletrônica), estabelecendo contatos com gráficas, produtoras de vídeo, empresas de mídia externa, mídia interativa, entre outras. Orçamentos e calendários de execução e entregas são algumas das atividades desses profissionais.
Algumas agências trabalham com áreas específicas como a assessoria de Imprensa, Interativa (digital signade, social media), entre outros. Assim, há uma gama de possibilidades para atuar no mercado de agência. O blog FAPCOM espera ter ajudado você a conhecer melhor as áreas e quer saber por qual delas você mais se interessou. Compartilhe suas ideias conosco!