Como funciona um Podcast?

13 de março de 2014

podcasting

O Podcast é um meio de transmissão de arquivos multimídia na Internet, criado pelos próprios usuários. Esses arquivos têm o formato de áudio, e contêm desde playlists até exposição de opinião sobre assuntos. É como um blog, só que falado, assemelhando-se a programas de rádio.

A sua transmissão e audiência são facilitadas pela web, que possui recursos que potencializam o alcance e a segmentação do público. Ao assinar os canais desejados, ele passa a receber atualizações periodicamente, que são organizadas de acordo com suas preferências. Há também a possibilidade de transferi-los para dispositivos móveis, tornando-se uma opção de informação a qualquer hora, em qualquer lugar.

No Brasil, alguns podcasts fazem muito sucesso e têm uma audiência fiel a cada nova atualização. Um exemplo disso é o NerdCast, que conta com um bate-papo informal sobre diversos assuntos do mundo jovem, como desenhos, séries, filmes, games, entre outros.

Uma boa dica para estudantes de Comunicação é o Braincast, do site Brainstorm #9, com debates sobre diversos temas relacionados à profissão e os meios de comunicação. Rádios AM e FM também possuem oportunidade online e têm espaços exclusivos em seus sites para comentários de profissionais, como é o caso da Rádio Globo, a Rádio Bandeirantes e a CBN.

A criação de podcasts, por seu formato, pode ser um ótimo exercício para estudantes de Rádio. Você tem algum podcast favorito ou conhece alguma indicação para os seus colegas? Compartilhe conosco nos comentários!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook