Características do Jornalismo Político

28 de outubro de 2013

jp-blog

O Jornalista que deseja se especializar em política poderá ter contato em sua jornada de trabalho com assuntos da área, em nível local, regional, nacional e internacional. É de sua responsabilidade cobrir os fatos relevantes em todas as esferas do poder da sociedade, seja no Legislativo, Executivo, Judiciário.

Os períodos eleitorais costumam favorecer notícias e coberturas sobre política. Além da cobertura tradicional de políticos e autoridades no assunto, o jornalista também deve apurar e estar consciente da avaliação e opinião de eleitores, contribuintes e correligionários.

Os principais jornais impressos brasileiros têm a editoria Política. Em telejornais há espaços dedicados a análises, debates e críticas de colunistas e comentaristas políticos.

Na política brasileira, as colunas de Carlos Castello Branco, “Coluna do Castello”, e Carlos Chagas, na revista “Manchete”, receberam grande notoriedade no passado. Na área de Jornalismo Político, destacam-se atualmente Carlos Alberto Sardenberg (tanto na rádio como na televisão), Josias de Souza, Alexandre Garcia, Diogo Mainard, Fernando Rodrigues, Dora Kramer, Tereza Cruvinel, Kennedy Alencar e Elvira Lobato.

O curso de Jornalismo da FAPCOM foi o único na cidade de São Paulo a conseguir conceito máximo (5) no ENADE! Conheça mais sobre o curso clicando no link: http://www.fapcom.edu.br/graduacao/jornalismo

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook