Blog Versátil RP lança relatório sobre a profissão de Relações Públicas

9 de outubro de 2015

Pesquisa estatística apresenta o panorama atual do cenário dos profissionais de Relações Públicas no Brasil com olhar sobre o presente, passado e futuro da profissão

vrp-maravilhoso-mundo-dos-rps-revisado_baixa

O blog Versátil RP (VRP) – voltado a dar visibilidade e formação complementar aos estudantes, profissionais e interessados na profissão de Relações Públicas e Comunicação Social – lançou, no mês de agosto, em seu site, o relatório “Maravilhoso Mundo das Relações Públicas”, pesquisa quantitativa com amostra de 97 entrevistados de todo o Brasil, envolvidos com a área de RP. A pesquisa é apresentada num layout criativo e traz abordagens estatísticas referentes a profissão, formação acadêmica, atividades profissionais desempenhadas e análises quanto ao cenário de RP no país.

Durante o ano de 2014, o blog VRP deu início a série RP Escreve a sua História, em celebração ao centenário da profissão de Relações Públicas no Brasil, completado em 2014. A série constituiu-se em uma sequência de entrevistas que apresentam a história de profissionais de Relações Públicas e a respectiva visão sobre o cenário que envolve a área, como flexibilização, valorização, áreas promissoras, segmentos em que os profissionais mais atuam e o que acreditam que deve ser feito para que haja crescimento da profissão no País nos próximos anos.

Diante da importância da série “RP Escreve Sua História”, do envolvimento de diversos profissionais, da amostra e dos dados apontados, a equipe do blog VRP percebeu a importância do resultado e adaptou as informações qualitativas para dados quantitativos, apresentando, assim, o relatório “Maravilhoso Mundo das Relações Públicas”: uma análise comparativa que permite verificar o cruzamento das informações apresentadas pelos 97 entrevistados, individualmente, propondo um panorama estatístico da profissão de Relações Públicas no Brasil sob a ótica dos próprios profissionais que exercem suas atividades.

A pesquisa é apresentada através de dois documentos: 1. Relatório Escrito, em que descreve a estrutura, os dados detalhados e as respectivas análises; 2. Apresentação visual, na qual são destacados os principais dados da pesquisa de modo prático e criativo.

A pesquisa estatística foi desenvolvida por uma equipe formada por relações-públicas e jornalistas de todo o Brasil que se dedicaram à tabulação dos dados e adequação das informações, sob a coordenação da Roberta Beatriz Attene (Relações Públicas, egressa da Fapcom). O design e criação visual foram realizados por Antonio Junior Ribas (publicitário, também egresso da Fapcom). A correção e revisão foram feitos por Michele Boin (Relações Públicas, egressa da Metodista).

Para apresentar o relatório ao público, três ações foram essenciais: primeiramente, a campanha especial nas redes sociais do blog Versátil RP, com teasers sobre séries e filmes que envolvem o exercício da profissão de Relações Públicas, coordenada por Camila Freitas (RP, egressa da Metodista); segundo, o envio de releases aos portais, sites e organizações que têm vinculo com a área, organizado por Tais Oliveira (RP, egressa da Fapcom); e, por fim, por meio de um convite especial, no dia 9 de setembro de 2015, o Versátil RP, representado por Roberta B. Attene e pelo presidente da ABRP/SP (Associação Brasileira de Relações Públicas) Marcus Vinicius Bonfim, esteve no Programa Cenários, de Paulo Vieira Lima, transmitido pela Rádio Mega Brasil Online, apresentando a pesquisa e compartilhando informações sobre a profissão de RP no Brasil, que pode ser ouvida neste link.

Apresentação – Maravilhoso Mundo das Relações Públicas

 

Relatório – Maravilhoso Mundos dos RPs

 

Entrevista para o programa “Cenários” da Rádio Mega Brasil


 

Sobre o Versátil RP

Idealizado por Diego Galofero e Taís Oliveira, o blog Versátil RP, plataforma de conteúdo de Relações Públicas e Comunicação Social que visa fomentar constantemente a paixão pela profissão, atua há mais de cinco anos com disponibilização de informações relevantes sobre a área e formação complementar de profissionais, estudantes e aspirantes a relações-públicas.

Hoje o VRP conta com 14 colaboradores voluntários formados em Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, atuando na produção de conteúdo para diversas seções, cobertura de grandes eventos da área, coleta de dados para formulação de relatórios e em site e-commerce próprio especializado em produtos de RP. Prezando sempre pela qualidade e versatilidade da ferramenta, tem média de 5 mil views mensais, com acessos em todo o Brasil e também em outros países. Confira em: versatilrp.com.br.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook