As novas mídias e a tecnologia trouxeram uma forma diferenciada de comunicação aos tempos atuais. Observa-se um grande uso de aplicativos para estabelecer contato entre as pessoas, o que também acarreta o desuso de ferramentas importantes.
Redes sociais, como Facebook, Twitter e Google + criaram formas de interação mais dinâmicas. Isso ocasionou, por exemplo, a redução drástica da utilização do e-mail pessoal, restringido quase exclusivamente a contatos profissionais, análises de ofertas e e-mail marketing.
Há alguns meses, vieram à tona os aplicativos de mensagens gratuitos, que oferecem chamadas de voz e mensagens de texto que necessitam apenas da conexão com a internet. Essa facilidade fez com que o envio de SMS e chamadas telefônicas ficassem em segundo plano.
Os telefones fixos perderam um espaço ainda maior. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domícilios do IBGE, divulgada no último mês, 51,4% dos lares brasileiros em 2012 contam apenas com aparelhos móveis, tendência que deve se confirmar ainda mais nas próximas pesquisas.
Você tem alguma opinião ou comentário sobre as tendências deste novo modelo de comunicação? Compartilhe conosco.