47º Dia Mundial das Comunicações Sociais

6 de maio de 2013

papa

No dia 12 de maio, será celebrado o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Com o tema “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização” será proposta uma reflexão sobre o espaço digital e a sua força para propagar ideias,  segundo o Papa Emérito Bento XVI, em sua mensagem dedicada à data comemorativa. (Carta na íntegra, disponível no link: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/communications/documents/hf_ben-xvi_mes_20130124_47th-world-communications-day_po.html)

As redes sociais não são uma realidade paralela. Pelo contrário, fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, principalmente dos jovens. A Igreja Católica busca entrar em sintonia com as novas formas de comunicação e levar o Evangelho ao alcance daqueles que interagem nos novos meios, além de proporcionar um encontro, em que são compartilhadas experiências de comunidades e fiéis.

O primeiro Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Papa Paulo VI no ano de 1967, com o tema: “Os Meios de Comunicação Social”. Na época, a mensagem despertava a reflexão para os meios de comunicação modernos como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão. Na mensagem o Papa Paulo VI alerta sobre a grandiosidade e a importância desses meios, dizendo: “Quanto maiores, portanto, são o poder e a ambivalente eficácia destes meios de comunicação, tanto mais atento e responsável deve ser o seu uso”.

Em sua carta, Bento XVI promove  a argumentação com sabedoria, a razão e não somente técnicas de persuasão e meios de propagação que não prezam pelo conteúdo. “Como acontece também com outros meios de comunicação, o significado e a eficácia de diferentes formas de expressão parecem determinados mais pela sua popularidade do que pela sua importância intríseca e validade”.

No mundo digital, há uma infinidade de formas de expressão, como textos acompanhados de imagens e sons. Bento XVI destacou, em sua carta, que “a tradição cristã sempre foi rica de sinais e símbolos”. Sendo assim, os meios de Comunicação Social são ótimos canais para aqueles que desejam partilhar a mensagem de Fé e Paz de diferentes maneiras. A importância da Igreja Católica nas redes sociais ficou evidenciada na criação do microblog do Papa Emérito Bento XVI, que foi transmitido posteriormente ao Papa Francisco. O endereço para acesso é http://twitter.com/Pontifex. Há também o canal oficial do Vaticano, traduzido em Português. Acesse: https://twitter.com/news_va_pt.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook