Trabalhar sozinho ao lado de mentes independentes: coworking

2 de maio de 2013

cowo

Há 10 anos, o fortalecimento da internet permitiu que os trabalhadores mudassem suas rotinas de escritório, passando a exercer suas funções à distância – o chamado home office. Hoje, as pessoas buscam o contrário: espaços que permitem a troca de ideias com outras pessoas. Assim, surgiu o Coworking.

O coworking é uma estratégia atual que permite que as pessoas, não necessariamente de uma mesma empresa, trabalhem em um ambiente coletivo destinado às atividades de trabalho. Isto quer dizer que o coworking acontece em um espaço que pode ser ocupado por qualquer pessoa interessada em trocar ideias e experiências sempre com foco na produção. A técnica é utilizada principalmente por pessoas em regime de home office que buscam um ambiente de trabalho diferente de casa.

“Trabalhar sozinho ao lado de mentes independentes” é essa a proposta básica do coworking que tem mostrado resultados surpreendentes: de acordo com a pesquisa anual Global Coworking Survey, publicada pela Deskmag em agosto de 2012, 71% dos participantes relataram um aumento na criatividade desde que começaram a trabalhar em um espaço coletivo. Já 62% registraram melhora no seu padrão de trabalho.

Ainda de acordo com a pesquisa, 90% dos participantes dizem ter mais autoconfiança após o início da rotina de trabalho com o coworking. Além disso, a pesquisa levantou que apenas 30% dos entrevistados preferem trabalhar durante o horário tradicional (geralmente entre 8h e 18h), o que mostra a tendência de avaliação dos trabalhadores por produtividade e não por período trabalhado. Acesse a pesquisa na íntegra.

Gostaríamos de saber a sua opinião: você já conhece o coworking? Crê que o ambiente de trabalho terá uma supremacia dele em um futuro próximo? Compartilhe suas ideias no blog da FAPCOM.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook