Saiba como montar um Portfólio em Jornalismo

19 de agosto de 2013

portfolio-blog

A boa apresentação, como em todo documento ou material do gênero, é elemento fundamental. O visual deve ser bem limpo e de leitura fácil; erros de português são extremamente dispensáveis em portfólios de jornalistas.

As atividades realizadas durante o período acadêmico têm enorme importância; seja para um jornal acadêmico ou para o estágio que você tenha participado, matérias escritas podem ser incluídas, desde que separadas entre aquelas com participação efetiva na criação. Evite incluir poesias ou histórias, sendo que essas podem ser disponibilizadas em um blog, com sugestão de link no portfólio.

Para disponibilizar materiais audiovisuais, como experiência em Rádio e TV, ou então gravações e fotografias produzidas, é necessário um meio digital. As apresentações criadas no computador funcionam como alternativa: você pode armazenar o conteúdo em CDs, DVDs ou outros dispositivos móveis. Além disso, ainda há a opção de inserir o conteúdo na web e criar um portfólio online.

Os portfólios online são bastante utilizados por profissionais que desejam disponibilizar seu conteúdo digitalmente. É possível criar sessões com as principais matérias escritas para blogs e sites, sempre direcionados pelos links, facilitando a visualização e mantendo o material organizado, característica valorizada pelas empresas.

Há diversos sites que disponibilizam espaços para hospedar portfólios com cadastro grátis. Veja a lista que O Blog da FAPCOM selecionou:

Carbonmade

Design Related

Figdig

Stupeflix

Zuuin

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook