Projeto de Iniciação Científica é escolhido para ser apresentado em congresso nacional

21 de fevereiro de 2017

Victória Pereira Cavalcante, aluna Publicidade e Propaganda, conta sua experiência que levou seu trabalho ao CONIC 2016

Como a FAPCOM contribuiu para sua iniciação científica?

Victória: A FAPCOM, desde o começo, sempre nos incentivou a pesquisar e participar do programa de iniciação científica. Durante a aula de Metodologia Científica desenvolvemos um pré-projeto e me dediquei bastante. Um professor me incentivou a inscrever meu projeto no programa e deu certo, me animei muito. Também foi muito importante para mim a oportunidade que a FAPCOM nos deu de participar do Congresso de Iniciação Científica, o CONIC. Apresentamos os resultados de nossas pesquisas para pessoas de todo lugar do Brasil e aprendemos muito com a experiência.

Conte-nos um pouco mais sobre o seu projeto.

Victória: Meu projeto é orientado pela Prof. Ms. Fernanda Elouise Budag e faz parte do grupo de pesquisas sobre Comunicação, Cultura e Sociedade. Trata-se do tema “Unboxing de brinquedos: YouTube, Publicidade e a Criança Consumidora”.

Esse tema tornou-se conhecido, quando canais do YouTube, com vídeos de pessoas desempacotando brinquedos, foram os mais visualizados de toda a rede social e renderam milhões de dólares para os seus criadores. A publicidade infantil é restrita e esse fato gerou diversos questionamentos a respeito das novas formas de publicidade e quais são os seus limites.

O objetivo do artigo é confrontar todas as visões superficiais sobre a publicidade infantil, tomando como objeto de estudo os vídeos de unboxing de brinquedos, e entender como a criança consumidora e nativa digital se relaciona com os estímulos publicitários e de consumo provenientes das mídias digitais, nesse caso, do YouTube.

O artigo está em processo de finalização.

Você tem planos futuros para esse trabalho acadêmico?

Victória: Sim, escolhi o mesmo objeto de estudo para a minha monografia, que deverá aprofundar-se nas questões relacionadas ao comportamento do consumidor infantil e nas suas relações sociais, com ênfase nas mídias digitais. O objetivo é levantar fundamentos sólidos sobre o assunto, que é muito pouco explorado por estudiosos da área.

E para sua vida acadêmica?

Victória: Meu principal objetivo na vida acadêmica é conhecer mais sobre as mídias digitais, minha área de atuação. Pretendo pesquisar sobre fenômenos comportamentais inéditos, próprios das relações digitais e que são completamente relevantes para todos os profissionais de comunicação.