As possibilidades de atuação na Filosofia

24 de janeiro de 2014

Filosofia-foto

Os estudantes de Filosofia buscam reflexões sistemáticas da sociedade. A formação neste curso oferece ao profissional uma enorme gama de possibilidades de carreira, tanto no Ensino como no empreendedorismo.

Como citado, a atuação nas áreas educacionais é um dos ramos seguidos pelos filósofos pois eles  têm como objetivo de carreira lecionar e compartilhar o seu conhecimento. Tanto a rede pública como a privada de Ensino têm a matéria em suas grades escolares. Para lecionar no ensino Fundamental e Médio, é necessária Licenciatura, enquanto para o Ensino Superior é necessária a conclusão de Mestrado/Doutorado.

As empresas valorizam muito o trabalho do filósofo. Há oportunidades no mundo corporativo como em Consultorias de Recursos Humanos, Treinamento, Assessorias Empresariais e Conselhos. Outras opções no mercado de trabalho são as Instituições vocacionais, religiosas e agremiações em geral. O filósofo também pode exercer participação ativa na Política, contribuindo com pensamentos e ideias com embasamento filósofico. Nesta área, as oportunidades estão na assessoria política e na filiação a partidos e movimentos.

Existe também o caminho empreendedor e autônomo. Desta forma, o profissional transmite seus conhecimentos através de aulas, encontros, palestras, cursos e produção de textos. O último item também abre a possibilidade do trabalho em Editoras, como revisor editorial, escritor e editor.

Com a constante busca pelo saber e os questionamentos da vida, o filósofo é um profissional preparado para atuar em Consultorias e Comissões de Ética e Conduta. Sua capacidade intelectual também permite desenvolver atividades em ONGs – organizações não governamentais – e de terceiro setor.

Interessou-se pelas oportunidades de mercado da Filosofia? Conheça o nosso curso clicando aqui e faça a inscrição para 2014! #EuEscolhiFilosofia