Uso de palavras estrangeiras na Publicidade

13 de setembro de 2013

Uso de palavras estrangeiras na Publicidade 2

Quem trabalha no meio publicitário sabe que alguns termos em inglês são muito utilizados na profissão. Briefingbrainstorming e layout são expressões cotidianas. Pensando nisso, trazemos hoje um pequeno glossário das principais palavras de língua inglesa utilizadas no vocabulário do publicitário. Assim, é possível familiarizar-se com as expressões e dialogar com um profissional experiente da área de publicidade. Alguns dos termos mais frequentemente utilizados são:

Brainstorming: dinâmica de reuniões para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou equipe, com o objetivo de estimular a geração de ideias e soluções. Ele é uma alternativa para desenvolvimento de novos produtos, ideias para campanhas de publicidade, resolução de problemas, entre outros.

Sua composição se dá em dois princípios – atraso do julgamento e criatividade em qualidade e quantidade – e quatro principais regras – críticas são rejeitadas, criatividade é bem-vinda, quantidade é necessária e combinação e aperfeiçoamento são necessários.

Break: intervalo comercial em rádio e/ou TV.

Briefing: documento que sintetiza as diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É o ponto de partida para o trabalho das áreas de comunicação.

Fee:  é uma forma de remuneração fixa à agência ou prestador de serviços, independente de medidas quantitativas ou qualitativas de trabalho.

Freelance: trabalho avulso, sem contrato ou compromisso a longo prazo.

House (agência): departamento de criação próprio da empresa anunciante.

Jingle: publicidade radiofônica composta por música e texto.

Job: tarefa, trabalho.

Layout: esboço ou desenho que destaca os elementos de uma peça publicitária, sobretudo para mídia impressa.

Recall: lembrança, retorno do público.

Release: comunicado em forma de matéria.

Share: participação.

Target: público-alvo.

Deadline: prazo, limite de entrega.

Crossmedia: distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline.

Top of heart/ heart brand: marcas mais queridas pelos consumidores, aquelas pelas quais os consumidores são mais fiéis.

Top of mind: marcas mais lembradas, mais populares na “mente” dos consumidores.

Spot: anúncio utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou com música de fundo.

Retargeting: utilizado na publicidade online, é uma forma de segmentação de campanha para que atinja apenas um público desejado (exemplo: alguém que já interagiu de alguma forma com a marca). Ele procura mostrar ao usuário conteúdos de seu interesse, valendo-se de informações relevantes e aumentando o desempenho das mídias online para os anunciantes.

Budget: verba disponível, orçamento.

Planner: termo utilizado para denominar o profissional do Planejamento Publicitário, de Marketing ou de Comunicação.

ROI (Return Of Investment): retorno sobre investimento, ou seja, a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido.

Brand: marca, forma de produto que pode ser reconhecida através de um nome ou desenho.

Branding: construção e gerenciamento de uma marca, agrupando soluções e desenvolvendo etapas como detalhamento do público-alvo, posicionamento da marca e construção multissensorial.

SWOT: a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar análise de cenário/ambiente, servindo como base para gestão e planejamento estratégico da empresa. A sigla é composta das palavras Strengths (Forças), Weakness (Fraquezes), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Market Share: participação, quota ou fatia de mercado.

Mind Share: mercado em que a empresa conquistou espaço memória/mente do consumidor

Social Media: mídias sociais; pode tratar-se também da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos.

Lembra-se de alguma palavra que não citamos aqui e que também pode ser útil aos profissionais da área? Compartilhe conosco nos comentários.

 

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