Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o esporte tornou-se um dos focos para grandes negócios no Brasil nos próximos anos. O “país do futebol”, no entanto, já contava antes com uma grande participação da população, e há uma perspectiva que os grandes eventos sejam apenas uma porta de entrada para uma estruturação na Comunicação deste segmento.
O esporte é um meio que necessita de uma atenção maior ao relacionamento com diversos tipos de públicos e mercados. Por se tratar de competição, deve-se ter grandes cuidados ao preparar a imagem de um clube ou agremiação esportiva, visto que eles têm grandes e fanáticos apreciadores como potenciais clientes.
A gestão no relacionamento, no entanto, não deve acontecer apenas com os torcedores. É necessário também construir uma imagem com os atletas – que podem fazer parte da agremiação no futuro –, bem como entidades esportivas e potenciais investidores, que são grandes fontes de renda e movimentam os negócios no setor.
Visando ao fortalecimento de imagem organizacional e identificando o impacto do interesse do público, os clubes e instituições esportivas buscam profissionais de Relações Públicas aos seus departamentos de Comunicação, realizando intermédio de relações entre clubes, atletas e patrocinadores, expandindo horizontes e trazendo à Comunicação Esportiva um novo olhar.