O que é necessário para trabalhar com redes sociais?

19 de dezembro de 2014

social

 

Muito se fala sobre as redes sociais e os profissionais que trabalham com elas, mas esta ocupação não se baseia apenas em interagir com clientes e postar conteúdo. O social media vai muito além do que imaginamos e é bom estar inteirado sobre esta nova área.

A principal função do social media é administrar os canais e perfis de uma marca e “humanizar” a relação com seus clientes com a produção de conteúdo. Nesta profissão também é imprescindível saber planejar cenários, pensar estratégias, elaborar cronogramas, monitorar dados, fazer análises métricas e converter o retorno de seu trabalho em resultados mensuráveis.

O mercado de social media está inserido no grande mercado de comunicação, possibilitando ao profissional que busque por agências (de publicidade ou comunicação em geral) ou o departamento de comunicação de outras empresas. Para se profissionalizar é essencial que adquira conhecimentos na área por meio de cursos.

A FAPCOM possui a Graduação Tecnológica em Multimídia – Gestão de Conteúdo e Mídias Sociais, um curso de dois anos que prepara o aluno para identificar tendências, criar oportunidades e propor soluções técnicas, conceituais e criativas para o desenvolvimento e a gestão de projetos em múltiplas mídias.

A facilidade com a comunicação e a interação nas relações pessoais são as habilidades mais requisitadas de um social media. O gosto por compartilhar interesses, informações e opiniões – cada vez mais disseminado com a possibilidade de criação de páginas e blogs pessoais – é algo que o mercado procura para a área. Por isso, é sempre bom ter algum conteúdo para ser analisado por possíveis e eventuais contratantes.

A função de um social media é mais vital para as empresas do que se imagina. E quanto mais a tecnologia estreita as relações entre empresas e consumidores, mais este profissional se faz uma peça-chave no mundo dos negócios.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook