O primeiro dia de trabalho

18 de novembro de 2015

Tamires Campos


hand-and-tie-1239646

Quando conquistamos uma oportunidade de emprego, surgem algumas incertezas e ansiedades com o primeiro dia de trabalho, principalmente para estudantes que estão começando a carreira profissional. É inevitável pensar na situação como sua inauguração naquele ambiente, em que a qualquer momento poderá ser mal interpretado.

Quando não há muitas informações sobre como é o dia a dia no ambiente de trabalho, seja discreto e atencioso. Usar roupas extravagantes pode manchar a primeira impressão, que muitas vezes é a que fica. Mas, se as pessoas não usam roupas formais, não se prenda ao social.

training-room-1-1546126

Esteja sempre disposto a ouvir os outros, mesmo que um colega venha explicar algo que você já saiba, pois ele pode interpretá-lo com arrogância caso não dê espaço para receber auxílio.

clock-1424410

Não se atrase, seja pontual ou chegue antes se for possível.

hug-1430510

Você acaba de chegar no ambiente, não force a amizade. É importante a aproximação com gestores e colegas de trabalho, mas não deve ser algo apenas pela aparência.

smart-phone-icon-1236402

Você tem uma vida social além do trabalho, claro que se necessário terá de atender a ligações, mas não exagere no tom e altura da voz. Fale baixo e se possível, seja breve. Evite passar muito tempo mexendo no celular.

facebook-logo-e1380895039244

Em uma parcela das organizações as redes sociais se transformaram em ferramentas de trabalho, mas em outras não é permitido o acesso.

mommy-gets-bored-1182301

Não é positivo criticar empresas anteriores que já tenha trabalhado, além de ser antiético e indelicado.

Veja aqui: a funcionária que foi demitida por reclamar da empresa no Twitter!

Depois dessas dicas, você pode começar bem em seu novo trabalho, boa sorte!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook