O Jornalismo nas colunas sociais

7 de fevereiro de 2014

social-1-blog

Dentre todas as possibilidades do Jornalismo há o trabalho dos colunistas sociais, principalmente no seu papel acompanhando a rotina das pessoas e o despertar de novas tendências, sobretudo através de celebridades.

A função dos colunistas sociais é, em síntese, cobrir o cotidiano das pessoas, sejam elas celebridades ou não. No entanto, a cobertura da rotina dos famosos é uma das modalidades mais conhecidas dentre os colunistas sociais, onde eles buscam informações relevantes sobre suas vidas, que tenham impacto em tendências mercadológicas ou em relações públicas, por exemplo.

Os colunistas sociais, também chamados de “imprensa-rosa”, têm um grande desafio em seu trabalho: coletar informações com cuidado para não invadir a privacidade das pessoas, mas ao mesmo tempo saber o momento exato em que pode conquistar uma nova pauta. Alguns famosos criticam os profissionais; outros veem como uma oportunidade para expôr-se à mídia.

Dentro do cotidiano das celebridades, existem diversos veículos especializados no assunto. No Brasil, em revistas, têm destaque a Caras, Quem, VIP, ISTOÉ Gente e Contigo!. Na televisão, canais como o GNT e Viva! são os que mais dispõe de programas do tipo, mas há destaque para o TV Fama e Programa Amaury Jr., da RedeTV!, e Estrelas, da Rede Globo.

Gosta da área e quer aprofundar-se em sua profissão? Conheça o curso de Jornalismo da FAPCOM e faça a sua inscrição para 2014! #EuEscolhiComunicação

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook